PARCERIA COM A EMPRESA UTOPIAR
top of page
Buscar

PARCERIA COM A EMPRESA UTOPIAR

A Associação Fala Mulher e a empresa Utopiar incentivam mulheres em situação de violência doméstica a empreender e gerar renda.

Por: Isabela Serafim | Utopiar (Foto: Leila Fugii)


Estima-se que 50% dos lares brasileiros vivem algum tipo de violência doméstica. Depois de se deparar com esse número, Renata Rizzi, que trabalhava no mercado coorporativo, passou a estudar e questionar o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho. Ficou uma pulga atrás da orelha. Esse foi o ponto de partida para a criação da Utopiar, marca que empodera mulheres que passaram por situações de violência doméstica. Um trabalho lindo que vale ser conhecido e compartilhado! 

Além de criarem uma nova rede de empreendimento, Rê, que cuida do marketing, e Beatriz Duarte, sócia responsável pela produção, fazem questão de terem a sustentabilidade como um dos princípios da grife. "As escolhas de processos e de matérias-primas são guiadas por conceitos ecológicos e da economia circular e buscam valorizar a mão de obra e toda a rede de valor. Trabalhamos com o tingimento natural à base de índigo vegetal e com o tingimento sustentável", conta Renata.


A participação de mulheres que passaram por casos de violência é uma parceria com a Associação Fala Mulher. "É um processo de resgate de autoestima, estímulo ao protagonismo e geração de renda. Ensinamos a aplicar diferentes técnicas de shibori, um tingimento japonês especial, nas peças", explica Rê. Os padrões e texturas proporcionados pelo método de shibori são alcançados através de dobraduras, amarras e costuras, que fazem com que o tecido, ao entrar no banho de tingimento, reserve áreas sem tingir. Isso tudo forma uma estampa bem linda e única. Bacana de verdade! 

E a boa nova é que, prestes a completar um ano, a Utopiar chega cheia de novidades: e-commerce recém-lançado; a primeira coleção de vestidos de praia; e uma linha de roupas feita em parceria com a Pinga, multimarcas cool do momento. As peças da marca custam em média R$140 e podem ser encontradas online e em lojas selecionadas. A gente curte e apoia! 


Leia a matéria completa em:

55 visualizações0 comentário
bottom of page