VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: um problema de todos
top of page
Buscar

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: um problema de todos

Atualizado: 30 de mai. de 2019

Associação Fala Mulher concede entrevista para matéria sobre violência contra a mulher.

Por Andre Batista / Imagem: iStock


A cada hora, cinco pessoas são estupradas no Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pior do que isso: o número de estupros denunciados cresceu 38% entre 2016 e 2017, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). E acredita-se que menos de 15% das vítimas denunciam seus agressores.

De acordo com Vanessa Molina, psicóloga e porta-voz da Associação Fala Mulher (AFM), entidade filantrópica que atende e auxilia mulheres vítimas de violência, o diminuto número de denúncias se dá por diversos motivos:

“O medo, a vergonha, dependência financeira, falta de credibilidade no sistema judiciário, falta de apoio familiar, social e de políticas públicas. É necessário capacitar os profissionais que atuam nas delegacias da mulher, pois, muitas vezes, a mulher que quer denunciar é desqualificada e desrespeitada quando procura ajuda. É fundamental a implantação de políticas públicas para atender a mulher vítima de violência, com uma visão para o contexto familiar e social”.

Ao contrário do que grande parte da sociedade ainda acredita, a violência contra a mulher não se resume ao abuso físico. Também são criminalizadas as violências psicológica, moral, sexual e patrimonial. Segundo o Instituto Datafolha, a cada hora 503 mulheres são vítimas de um desses tipos de violência. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acredita que 70% dessas vítimas sofreram violência doméstica.

“Muitas pessoas pensam que esse não é um problema delas, mas é sim, é um problema social e todos devem estar envolvidos, principalmente a educação. A mulher que sofre violência tem uma série de prejuízos na sua saúde física e psicológica, comprometendo suas funções pessoais, profissionais e sociais”, afirma Molina.


Leia a matéria completa em:

3.140 visualizações0 comentário
bottom of page